The Sensational Alex Harvey Band era mesmo sensacional

Related image

Como o próprio nome diz, a banda de Alex Harvey era sensacional. Mas antes de se tornar mais famoso que Jesus na Escócia, ele já era um artista completo, mesmo no ostracismo. Desde 1950, onde venceu uma competição de rock, Alex Harvey havia feito excursão com os Beatles mais tarde, com sua banda na época que era de soul, mas apesar de tudo isso, não havia um grande reconhecimento. Harvey até havia participado do musical Hair, mesmo com muitas críticas positivas, ninguém se importava muito. No entanto, em 1970, isso mudaria, e toda sua experiencia tanto nos palcos, como no teatro, serviria para mostrar para o país todo seu talento que estava sendo ignorado até então.

Com a talentosa banda Tear Gas, Alex ia se tornar quase uma espécie de religião em seu país de origem. Isso porque suas performances eram impecáveis, sua interpretação algo único, e sua banda de apoio era o complemento perfeito que faltava para ele alcançar o sucesso merecido. Nascido em 1935 em Glasgow, Alex Harvey tinha artistas como Billie Holliday, Big Bil Broozny e Charlie Parker, como grande inspiração, sem deixar de lado o blues de Elvis Presley e Little Richard na bagagem. Seu lado teatral adquirido no musical Hair serviu como escola para o personagem louco, bêbado, extravagante, que deixaria claro no palco.

Ele era uma figura de rebeldia, num momento em que faltava criatividade, impacto. A mistura de gêneros e estilos + o lado teatral davam a ele o título de diretor, já que ele era a base também das performances do Zal Cleminson (guitarrista), Chris Glen (baixista), Hugh McKenna (tecladista) e Ted McKenna (baterista).

Infelizmente, Alex Harvey se foi cedo demais e morreu em 1982, de um ataque cardíaco aos 48 anos. Mas o legado deixado é imensurável; há quem diga que é necessário ter pelo menos um disco dele na coleção para se considerar um roqueiro, visto sua tamanha importância na musica. Há outros que dizem que a banda dele foi o Punk antes do Punk, e o Kiss antes do Kiss.

Independentemente de qualquer coisa, um grupo condizente como esse, não pode cair no ostracismo. Nunca.









Ainda tem muita coisa dessa banda na internet, procurem conhecer mais que vale a pena!

Comentários