Ron Davies, O Grande Compositor Misterioso


Se você jogar no google ''Ron Davies songwriter'', não vai achar praticamente nada sobre ele. Mas como eu não sou preguiçosa quando o negócio é música, consegui caçar algumas informações.


Como parte da grande maioria, ouvi falar de Ron Davies através de uma canção do David Bowie, mas precisamente do grande clássico Ziggy Stardust. Porém, não foi só o Bowie que fez cover dessa música ''It Ain't Easy'', artistas como Bettye Lavette, também fizeram ótimas versões dessa canção. Ron Davies foi o cara que era mais conhecido pelos artistas do que pelo público. Suas composições já foram cantadas por vozes como Ricky Skaggs, Maria Muldaur, Nitty Gritty Dirt Band entre outros. Confesso que não sei ao certo quantos discos ele gravou em sua carreira, mas pela internet consegui encontrar três (mais precisamente só no you tube). 
Image result for ron davies songwiter
Ron Davies escrevia coisas simples, cotidianas, não havia segredo. E foi nessa simplicidade que ele encontrou o peso das palavras, letras que trazia em grande parte uma sensação de identificação por quem ouvia. A década de 70 foi onde mais brilhou seja em carreira solo (apesar de não ter encontrado o estrelato que merecia) como nas vozes de outros cantores. Suas músicas tinha na maioria uma pegada voltada mais para o country/blues. Nos anos 80 ele largou a carreira solo e só escrevia para os outros, e em 2003 morreu de ataque cardíaco.

O respeito pelo Ron Davies é visto até hoje em dia, o próprio The Raconteurs já fez cover de uma música dele no Lollapalooza por exemplo. Existe até um disco intitulado ''The Mystery of Ron Davies: A Pacific Northwest Tribute'' feito em tributo à ele por vários artistas de música country, tanto da geração nova como a da mais antiga, entre eles Dolly Parton

Bom, isso é tudo que consegui saber sobre ele, se alguém souber de algo à mais, toda informação é preciosa, deixe nos comentários. Vou deixar a baixo algumas das minhas canções preferidas, além de uma aparição rara dele juntamente com sua irmã na TV.













Comentários